terça-feira, 10 de abril de 2012

As Auditorias

As auditorias realizadas até agora não foram muitas, apenas realizei cinco auditorias de higiene e segurança no trabalho (hst), em estabelecimentos de comércios e serviços e duas de segurança alimentar, em estabelecimentos de apoio social, no entanto, em todas estas experiências deu para aprender novos conceitos e diferentes maneiras de avaliar os riscos. Nas auditorias de higiene e segurança no trabalho os riscos que se encontram com mais frequência são aqueles que falei nos temas anteriores, como a falta de sinalização e iluminação de emergência ou a utilização incorreta da mesma, inexistência de formações de higiene e segurança no trabalho, meios de combate a incêndios e primeiros socorros e adoção de posturas inadequadas (ergonomia). Quando fazemos uma auditoria nesta área verificamos todas as condições em que se encontram os trabalhadores e vamos alertando para os maiores problemas, sendo que, posteriormente realiza-mos o relatório mais detalhado e específico. O mesmo acontece na área de segurança alimentar, no entanto as auditorias são viradas para o consumidor final, o cliente. Neste caso os problemas que encontrei estavam relacionados com o prazo de validade de produtos alimentares e alguns medicamentos da caixa de primeiros socorros, desordem nos vestiários dos funcionários e armários sem portas. As duas visitas que realizei nesta área foram ambas as primeiras, uma vez que, é um cliente novo da nossa empresa, como tal, terá de se criar uma tabela para que as funcionárias possam fazer os registos das temperaturas, fazer o dossier do HACCP e elaborar um relatório muito mais completo e específico que o que é elaborado nas visitas mensais e anuais. Como foi a primeira auditoria que realizei a engenheira Mafalda Forjó realizará o relatório para eu perceber como este é elaborado. No que diz respeito às restantes auditorias de HST tenho elaborado todos os relatórios e tenho também feito outros que estavam pendentes, sempre com a supervisão das minhas colegas Madalena e Iolanda.

Aspetos a ter em conta nas auditorias

Nas auditorias de higiene e segurança no trabalho verificamos todos os aspetos que podem influenciar a saúde e segurança do trabalhador, tais como:
·         Sinalização e iluminação de segurança e salvamento;
·         Existência de extintores adequados a cada tipo de material;
·         Caixa de primeiros socorros completa e válida, bem como a sua sinalização;
·         Limpeza e arrumação de todo o espaço (corredores e áreas de circulação desimpedidas);
·         Luminosidade suficiente;
·         Aspetos ergonómicos (cadeiras com regulação em altura e inclinação, apoio a pés, suporte para documentos, entre outros);
·         Existência de formações (combate a incêndios, primeiros socorros e segurança e saúde no trabalho);
·         Produtos químicos rotulados e ficha de dados de segurança disponíveis);
·         Quadro elétrico desobstruído e sinalizado;
·         Espaço ventilado;
·         Existência de cacifos individuais e bancos nos vestiários dos funcionários, entre outros.

Nas auditorias de segurança alimentar verificamos vários aspetos que podem influenciar as características dos produtos alimentares, tais como:
·         Sistema de circulação marcha-em-frente (o produto percorre um caminho desde que entra no processo até que saí e esse caminho nunca se pode cruzar);
·         Características de congelação do produto (temperaturas, sacos de congelação apropriados e datas de congelação);
·         Características de conservação do produto (local de conservação, estrados para colocar sacos de batatas e cebolas, legumes e fruta separados de outro tipo alimentos e acondicionamento dos produtos);
·         Características estruturais do estabelecimento (redes mosquiteiras nas janelas, limpeza dos armários, fogões, fritadeiras e de toda a estrutura, existência de despensas, vestiários e instalações sanitárias dos funcionários, existência de mala de primeiros socorros completa e com produtos válidos, entre outros);
·         Higiene dos manipuladores e dos alimentos (utilização de bata, touca e para alguns serviços luvas, existência de tábuas de corte para os diferentes alimentos e estados e cubas de lavagem diferentes), entre outros.

A experiência está a ser muito boa e produtiva, embora tenha realizado poucas auditorias penso que estou a ficar preparada para desempenhar estas tarefas na minha vida futura.

Sem comentários:

Enviar um comentário